quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO: UM POUCO DA HISTÓRIA DE ALTAMIRA DO MARANHÃO - parte I

COMO SURGIU ALTAMIRA
Em primeiro de maio de 1949, numa terça feira, JOSÉ GOMES DE FREITAS (CAZUZA), atravessou as margens do rio Grajaú, fazendo uma vereda em plena mata virgem, percorrendo aproximadamente uns 15 quilômetros.
Em JUNHO do mesmo ano, junto com o seu filho, JOÃO DE DEUS GOMES FREITAS, conseguiu algumas ferramentas agrícolas e uma boa quantidade de alimentos e foram até o local após a margem do rio Grajaú. Esse local ficou conhecido como CENTRO DOS CAZUZAS.
FRANCISCA E JOÃO DE DEUS foi o primeiro casal que habitou o centro dos Cazuzas. Posteriormente chegaram muitos outros moradores. Em outubro do mesmo ano, foi construída uma palhoça que serviu de capela, para a primeira missa, rezada pelo padre Chagas (FRANCISCO DAS CHAGAS), piauiense de Campo Maior. Nesse mesmo dia o padre mudou o nome do lugar, e passou a ser chamado de Altamira.
No ano de 1960 o Político e Coronel PEDRO FERNANDES BOGEIA, prometeu que o nome centro dos cazuzas passaria a ser chamada de Cidade Altamira do Maranhão, completando o nome que o padre havia dado anteriormente.
Tendo em vista  a  grande  produtividade  alcançada  na  cultura  de  arroz,  milho,  feijão, mandioca e algodão, o povoado foi atraindo cada vez mais agricultores de outras regiões, até que em  1961,    tornara-se  uma  vila  bastante  progressista  e  populosa,  a  ponto  de  nesse  mesmo  ano, através  de  ato  do  então  Gov.  Newton  de  Barros  Bello,  foi  desmembrada  do  município  de Vitorino  Freire,  passando  então  a  denominar-se  ALTAMIRA  DO  MARANHÃO,  numa iniciativa do Deputado Federal Raimundo Rodrigues Bogéia.
A festa de comemoração, foi realizada a partir das 16:30, em um salão localizado na rua Damião Bezerra. Naquele momento foi declarado em voz alta e palavras claras, que aquele momento era uma oportunidade que o povo tinha de receber do Governador um brinde e o Dr. Ribamar estava ali junto, com José Burnê, que saldou a todos pedindo que ficassem de pé, lendo a ata e declarou instalado o Município de Altamira do Maranhão.
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Altamira do Maranhão, pela lei estadual nº 2178, de 30-12-1961, desmembrado de Vitorino Freire. Sede no atual distrito Altamira do Maranhão (ex-povoado).  Constituído de 2  distritos:  Altamira  do  Maranhão  e Palestina,  criado pela mesma lei do município. Instalado em 20-1962.


ABAIXO ALGUMAS FOTOS ATUAIS DA NOSSA QUERIDA ALTAMIRA DO MARANHÃO:
Fotos blog do Welson Santos: http://espacodemocratico1.blogspot.com/
CENTRO DA CIDADE
 
PRAÇA 20 DE JANEIRO
 
DELEGACIA DE POLÍCIA
 

CENTRO DA CIDADE
 
 
CORREIOS
 
COLÉGIO NUNES FREIRE
 
CÂMARA DE VEREADORES
 
PREFEITURA MUNICIPAL
 
IGREJA BATISTA
 

CONGREGAÇÃO CRISTÃO DO BRASIL
CLUBE ALVORADA
ASSEMBLÉIA DE DEUS
 
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS

CONSELHO TUTELAR
 
CAMPO DE FUTEBO DA CIDADE
ASSOCIAÇÃO DOS VETERANOS(FUTEBOL)
GINÁSIO DE ESPORTES "ROSÃO"
ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES
HOSPITAL ALVORADA
FAROL DE EDUCAÇÃO
CENTRO SOCIAL


COLÉGIO GONÇALVES DIAS


CRECHE MUNICIPAL

MERCADO MUNICIPAL

Um comentário: