quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prefeito de Igarapé Grande é afastado do cargo

Atendendo a pedido formulado pelo Ministério Público, a Justiça determinou o afastamento do prefeito de Igarapé Grande, Geames Ribeiro. A ação civil pública havia sido proposta em março pela promotora da cidade Simone Chrystine Santana Valadares.
Prefeito Geames Ribeiro
De acordo com as investigações do Ministério Público, o prefeito teria aberto empresas em nome de funcionários de sua confiança, visando participar de licitações no município.
Segundo a promotora, os funcionários da prefeitura “emprestavam” seus nomes para a abertura das firmas em troca de aumentos salariais consideráveis.
Uma dessas empresas, a V.P. Soares, voltada para o fornecimento de gêneros alimentícios, ganhou, em 2011, uma licitação, no valor de mais de R$ 1,2 milhão, para abastecer as secretarias municipais. Já a Construtora D.V. Ltda. realizava obras de recuperação de estradas vicinais sem realização de licitação.
Na ação, além do pedido liminar de afastamento de Geameso Ribeiro do cargo, a promotora requereu o bloqueio dos bens do prefeito e a sua condenação por ato de improbidade administrativa.
Caso condenado, o prefeito estará sujeito à perda do cargo, ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar ou receber qualquer incentivo do Poder Público.
Histórico
O Tribunal de Justiça do Maranhão recebeu em 2010 denúncia contra Geames por porte ilegal de armas. Ele foi preso em 19 de maio daquele ano, na MA-122, na garupa portanto, ilegalmente, um revólver na cintura. O revólver, com seis munições, foi apreendido e submetido a exame de eficiência, cujo resultado indicou que estava perfeito para uso (reveja).
Ele também ficou conhecido neste blog por ter levado, em maio de 2009, após uma visita do presidente Lula ao Maranhão, o colega Jânio Balé (Trizidela do Vale) a um cabaré de luxo da capital. Balé enfrentou tanta confusão com a mulher após a divulgação da notícia que teve levar Geames até sua residência para socorrê-lo (reveja).

Nenhum comentário:

Postar um comentário